segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pedras e Cristais - pequeno guia mágico 2

Sobre o poder das pedras:

Primeiramente nem cristais, nem ervas, nem poções, feitiços, amuletos resolvem nada sozinhos. Para tudo na vida precisamos ter nossa cabeça no lugar, aliar métodos alternativos com métodos tradicionais, buscar um caminho sólido, ter respeito pela Natureza e a nós mesmo, cultivarmos bons hábitos, cuidarmos de nossa saúde física/mental/ espiritual da melhor maneira e nos cercarmos daquilo que nos faz bem, sejam elas pessoas, coisas, cores, ou cristais. Eles são ferramentas, instrumentos que vão nos ajudar a canalizar uma energia da Natureza (ou do Cosmos, de Deus, do Universo, como preferir) ou ativá-la em nós mesmo, nos ajudando a nos focar no que desejamos. Mesmo a crença mais forte no poder das pedras não deverá incentivar abandono da medicina tradicional, e magicamente falando nada à “moda Harry Potter” vai acontecer se você pendurar uma ametista no pescoço, por exemplo, sem proceder de acordo com aquilo que você espera de um cristal.

As pedras do seu caminho:

Uma das coisas que me incomoda no estudo das pedras e que muitas muitas pedras são subestimadas, como se umas fossem mais nobres que as outras. Claro que existem pedras mais caras, mais raras ou mais bonitas que as outras, muitas vezes a mesma pedra tem uma variação imensa de valor de acordo com a lapidação ou cor. Quando falamos, no entanto, de significados mágicos, devemos prestar atenção na energia de cada coisa, logo cada pedra deve ser considerada, por isso começo a falar dos significados mágicos de quatro pedras que você não vai encontrar a venda na loja esotérica, mas já encontrou muitas vezes, quem sabe hoje mesmo, no seu caminho:

Granito:
O granito pode ser encontrado em diversas lojas de pedra na fabricação de tampos de mesa, de pia entre outros. É também auxiliar na regeneração dos tecidos, nos ajuda a ter coragem, fluidez e encontrar nosso caminho rumo à vida espiritual. Ela é auxiliar em casos de sangramentos, principalmente para assegurar gravidez nos primeiros meses. É uma pedra de firmeza de compromisso, boa para firmar negociações e tratos de todo tipo.

Mármore:
Branco puro usado perto a puérperas auxilia no aleitamento. Têm propriedades libertadoras, libertadoras de emoções que ficaram presas, sentimentos resguardados, coisas pelas quais devíamos ter chorado e nos privamos, é um mar de sentimentos. Logo sua variação de cores pode ser aliada a esse significado geral (com riscos verdes pra cura, róseo pra amor, riscos cinza para limpeza das emoções, deve ser descartada após uso...).

Dolomita:
A dolomita branca é vendida em casas de jardinagem como seixos decorativos. Existe em forma de drusas que chegam a ser consideradas joias, mas é comumente encontrada rolada, em sacos, pra decoração. Uma simples pedrinha branca para ser colocada em vasos e jardins. As propriedades curativas da dolomita são tamanhas que está sendo vendida até em pó para cura de diversas doenças, emagrecimento, fortalecimento ósseo, e é até difícil pesquisar seus efeitos a níveis espirituais, mas podemos dizer tranquilamente que ela promove além de inúmeros efeitos curativos, um assentamento, sendo muito útil para pessoas dispersas e lentas.

Além dessas pedras, muitas outras, de uso comum, acabam sendo esquecidas por suas propriedades mágicas, como a pedra sabão, a ardósia, e outras podem ser classificadas por sua origem. Uma pedra achada no mar ou numa caminha da na floresta, que se destaque no ambiente, surgindo em seu caminho, é uma pedra de poder, que carrega em si a força do elemento onde passou tempo, mesmo que fiquemos sem saber seu nome específico, só depende de nossa sensibilidade.  Aqui em Barra de São João, é comum encontrarmos na praia uma pedrinha preta, pedacinhos que se destacam da grande camada de rocha magmática sob a areia da praia, restos da última erupção vulcânica. Como negar o poder dessa pedra?

Entendido isso, vou falar das pedras que considero fundamentais em um kit básico, imaginando que meu leitor não tem intimidade com cristais ok? Se não for seu caso, espero que ao menos não se entedie.

CRISTAL DE QUARTZO







Muitas pessoas acham que o cristal de quartzo resolve todos os males, serve pra todos os fins, substitui qualquer cristal ou mineral. Isso é bem pessoal, mas sem dúvida é o primeiro que você deve adquirir. Primeiro porque não tem contra-indicação, é um excelente pêndulo, ele ajuda a neutralizar energias indesejáveis e auxilia na harmonização das suas energias. Além disso, drusas de cristal limpam as demais pedras, ótimo pra quem mora longe do mar, ou não vai muito à praia, poder estar sempre com as pedrinhas “limpinhas”.

AMETISTA


É a pedra do equilíbrio através da transmutação de energia indesejável para desejável, de potencial transformador e curativo. Tem efeito calmante, é auxiliar da meditação, harmonização e espiritualização (abertura de terceiro olho, facilitação de sonhos etc.)


CITRINO

Nasce junto à ametista, ou é feito da queima dela, ametrino é o nome que se dá ao cristal que guarda as duas cores. O citrino também tem potencial purificador e regenerador e nunca precisa passar por limpeza. Associada ao sol e a prosperidade, tem propriedades semelhantes à ametista, porém mais energizante, revigorante, atrativa de coisas boas, sucesso. Boa para criatividade, vigor e motivação.

QUARTZO ROSA



Essencialmente ligada ao coração e as relações efetivas. Pedra calmante, anti- ansiedade, relacionada ao amor e a paz interior. Trás conforto em situações de trauma, e é associada a todos os níveis de relacionamento. Pedra tanto do amor incondicional quanto romântico. Promove a cura pelo lado emocional, incentiva o amor próprio, o perdão e a aceitação.

OLHO DE TIGRE

Olho de tigre, de boi, falcão, de gato, de serpente são a mesma pedra que recebe diferentes nomes pela variação e cor. Todas são pedras de proteção, que por associação creio ter a mesma capacidade de proteger que o animal referente teria. O tigre protege de perigos próximos, enquanto o falcão, enxerga mais longe e “nos avisa” com antecedência, a serpente rasteja e é melhor pra ataques escamoteados, sorrateiros. Todas unem energias da Terra e solares, tradicionalmente usadas como amuleto, aguçam nossa visão sutil, intuição, nos ajuda a nos concentramos nos nossos objetivos.


TURMALINAS



Juntamente aos “olhos”, ônix, hematitas, cianita tipo-vassoura de bruxa e turmalinas são pedras protetoras de excelente qualidade .As turmalinas são pedras purificadoras, de limpeza de energia densa, liberação de stress e tensão e remoção de bloqueios. A verde é excelente agente de cura. A negra é especialmente útil na eliminação de negatividade interna e externa e ancora vitalidade e vigor. A rosa tem a mesma função do quartzo  rosa.
  
PEDRA DO SOL




Pedra promotora da alegria, luz, energia de modo geral, conectada à luz, anti-depressiva, de determinação,  libertadora de amarras e de co-dependencias e pessimismo. Estimula auto-poder (de cura, foco, estima), dissipando as energias estagnadas acumuladas.
     imagem retirada do livro Biblia dos Cristais Judy Hall

Não sou geóloga, nem cristalterapeuta, para utilização de pedras em elixires, poções e remédios, recomendo que recorra a um especialista, porque o poder das pedras não é brincadeira, algumas pedras, como a malaquita, são tóxicas, então exige cautela na utilização. Falo de pedras porque gosto, creio em seus poderes, e os utilizo em minha prática religiosa.

Notas e fontes:

As descrições sobre as propriedades mágicas dessas pedras foram retiradas do livro Cristais e Minerais –Guia Completo, de Isabel Seidl e Y.Bevilaqua (foto), A Bíblia dos Cristais de Judy Hall volume 1 e sobretudo de consultas à Sacerdotisa Morrighan S.S. Brigante que gentilmente me permitiu escrever seus conhecimentos tradicionais sobre o uso de pedras e cristais e abrilhantar esse artigo.As fotos, com exceção da pedra do sol, são de minha autoria e de minha coleção particular e/ou da coleção de amigos que gentilmente as cederam para compor esse guia. 


*âmbar não é uma pedra, e sim um pedaço de resina vegetal fossilizado, que parece uma pedra alaranjada e pode pequenos insetos e aracnídeos.

1 http://www.maryjones.us/jce/druidegg.html
2 http://en.wikipedia.org/wiki/Adder_stone
3 Coletânea de textos medievais galeses que guarda resquícios do folclore celta pagão
4 A Segunda Batalha de Magh Tuireadh
5 Essa tradução foi feita por Eugene O’Curry a partir de um antigo manuscrito velum, antigamente pertencente a W.Monck Mason, desde então vendido em leilão em Londres.Ver Manners and custos of the ancient irish, lecture XIII pg 252 (poema e nota transcritos de Mitos e Lendas Celtas de Charles Squire, Nova Era 2003)

6 Para saber mais sobre as pedras lendárias em terras célticas recomendo a leitura do blog: http://lairbhan.blogspot.com.br/2012/10/the-use-of-stones-and-crystals-in.html

Artigo original por Luciana Cavalcanti (Ceirseach Luigne Brigante) julho2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário