Por onde começar

(Por Morrighan Brigante)

Olá amigo, se você está abrindo esta aba de informações, é muito provável que seu conhecimento seja pequeno ou nenhum. Esse grupo foi criado com o intuito de ajudar a todos, inclusive quem busca informações básicas, de como começar seu caminho, em sites sérios, documentos e textos respeitáveis dentro de nossa cultura e religiosidade.

A primeira coisa que quero explicar, com todo o carinho, é a diferença entre paganismo Celta e a Wicca em breves palavras. Bem, essas diferenças existem sim, e são marcantes, uma religião não é melhor ou pior que a outra, mas muito diferentes. Vou dar umas dicas bem rapidinho, ok? A Wicca tem um culto com vários Deuses de panteões diferentes, na religião Celta isso não existe, só cultuamos os deuses Celtas. Na Wicca A Deusa é a criadora de todas as coisas, na cultura Celta não temos mitos criacionistas, e para finalizar essa breve explicação na Wicca eles acreditam que todos os Deuses são uma face do mesmo Deus, e todas as Deusas são uma face da Deusas, para nosso povo isso não é assim, acreditamos na individualidade de cada Deidade. Bem, achei pertinente essa mínima explicação, para quem é novo no paganismo conseguir diferenciar se é este mesmo o caminho que quer seguir.

Dadas essas mínimas pontuações vamos ao que interessa, onde encontrar material sério e pertinente de cultura/religião Celta. O primeiro passo é buscar algumas pessoas que já seguem esse caminho há mais tempo, essas poderão te ajudar muito com dicas e vivencias. Com autorização prévia cito alguns nomes: Luciana Cavalcanti, Laise Ayres, Ruairí Ignacio, Ninna Pinheiro, Belenus Brigante, entre outros que estão aqui nesse grupo.

O segundo passo é buscar fontes sérias de pessoas coerentes, como o Templo de Avalon site da senhora Rowena A.Seneween, O Bosque do Javali do senhor Endovelicon, Brigaecoi do Marcílio Nemetios, Celtocrabion do Sr. Condēuios Roudodercūs, Nemeton.Ataecina de Lucas Macaw, o Encanto do Cisne de Darona Ní Brighid que tem muito material bom sobre, cultura/religião, achados arqueológicos, língua e tudo mais dentro de uma visão Celta bem representada por pessoas coerentes e estudiosas. Também há o FAQ do Reconstrucionismo Celta, criado por uma ação coletiva e traduzido em outra ação coletiva, que ajuda bastante a compreender um caminho possível dentro do Paganismo Celta.

O terceiro passo são os textos traduzidos ou não para nosso idioma, e ah! se você amar mesmo nossa religião se prepare para começar a traduzir textos...sim vai traduzir, mesmo que com a ajuda do google para isso, porque a maioria do que existe de melhor em religiosidade celta está em Inglês. Alguns bons sites em ingles são: Imbas, The Preserving Shrine, OBODADF e Shee-Eire.

Quem segue o Paganismo Celta (em particular irlandês) descobre que as melhores fontes para a mitologia estão nos manuscritos medievais. Em inglês há muitos disponíveis na internet, em especial no site e Maryjones.us. Em português há, também, muitas traduções, muitas no site Tír Tairnge. Dentre os manuscritos irlandeses, figurando em grande importância estão a Primeira e Segunda Batalhas de Moytura, que são também uma boa fonte de estudos e graças a pessoas dedicadas já estão traduzidos para o português. Outro texto ótimo é o Lebor Gabála Érenn traduzido para português por Fê Peretti no Tesouros da Irlanda [parte I e parte II].

No início quem está começando vai estranhar a "mistura" de mitologia Celta com o cristianismo, e sim temos muitos textos assim, porque nossa religião foi misturada ao cristianismo a certa altura, pelos monges que salvaram muitas histórias que hoje, de certo, estariam perdidas se não tivesse sido assim.

Esse já é um bom começo, e se chegou ao fim dessa breve explicação sem desistir, meu caro leitor acho que está no caminho correto, e tenho a certeza, que com essa mínima base terá um bom começo na nossa religiosidade.

Seja muito bem vindo a nossa comunidade, cujo intuito é unicamente a união, o respeito e a ajuda mutua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário