sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Grogoch

O Grogoch é uma fada irlandesa que tem suas origens numa terra próxima: a Escócia. Talvez por isso sua presença seja mais notada ao norte da ilha irlandesa, em especial ao norte de Antrim, Ilha Rathlin e partes de Donegal. Essa fada também pode ser vista com frequencia na Ilha de Man (Não Ilha do Homem como algumas pessoas dizem).
O grogoch é visto como um homem de avançada idade, do tamanho de uma criança e coberto de pelo, geralmente avermelhado. E assim como o Leprechaun, não há evidência de fêmeas de sua

espécie. Essa fada é suja, de pelo emaranhado... Já deu pra notar que não é uma fada que cuida muito de sua higiene pessoal. Inclusive, sua presença aparece em expressões como "parecer um velho grogoch" quando uma criança tem um cabelo um pouco rebelde nas proximidades de Waterfoot, no condado de Antrim. Pra mim, isso já é bullying! Campanha pra shampooo pra cabelos de grogoch já!!!
As casas dos grogoch são ditas como cavernas, tocas ou qualquer tipo de abertura ou fenda na terra. Também associam as chamadas "leaning stones" (2 pedras verticais inclinadas uma sobre a outra) como suas casas. Há relatos de que ao entardecer, em algumas partes do norte da Irlanda em que hajam essas pedras, é possível ver um grogoch sentado próximo a elas, fumando, relaxando... cabelo grosso e emaranhado, sentado ao pôr-do-sol relaxando e apreciando a vista: o grogoch é um surfista!!! 
Piadas a parte, os grogochs são, ao contrário de várias outras fadas irlandesas, benevolentes, de boas maneiras e não gosta de pregar peças em humanos. E por essa natureza tão afável, é possível tê-los como bons ajudantes em trabalhos domésticos. Apesar de sua área de atuação ser fora da casa como trabalhar a terra, arrumar lenha ou simplesmente carregar coisas, ele também pode ser encontrado dentro de casa, ajudando uma pessoa em seus trabalhos, especialmente na cozinha e limpeza. E por ser bastante hiperativo, pode às vezes atrapalhar quem estiver cozinhando ou realizando qualquer outra atividade. Porém, o grogoch, como todas as outras fadas, tem o poder de ficar invisível, monstrando-se, somente, para os humanos que confiam e que não são preguiçosos. Com os preguiçosos, ele costuma acordá-los pulando em sua cama, mexendo em seus rostos ou simplesmente cutucando-os até que levantem e façam alguma coisa produtiva.
Diz-se que como outras fadas da terra, o grogoch não aceita presentes pelo seu trabalho, podendo ficar estremamente triste se os receber a ponto de deixar a casa e nunca mais voltar. No entanto, uma caneca de creme já o satisfaz.
Quem conhece as histórias de Harry Potter já deve ter associado o grogoch aos elfos domésticos, porém, uma curiosidade é que um outro nome pra esta fada é "gruagach". Uma típica fada escocesa, associada aos Brownies (não o bolo, mas o ser) que tem exatamente a mesma função de um elfo doméstico de Hogwarts. Inclusive, todo castelo tem seu gruagach e na cozinha, próximo ao fogo, um assento para que a fada possa sentar. Há uma casa na Escócia que acreditava ser assombrada por uma dessas fadas até o início do século XX e um dos cômodos da casa foi chamado por séculos de "seòmar bhrùnaidh" (Quarto do Brownie em gaélico escocês). Mas ao contrário do grogoch, o gruagach escocês é unicamente doméstico, e bem asseado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário