sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Changelin

Aparentemente este Sí não anda mais aparecendo no mundo humano, mas por via das dúvidas, vamos conhecê-lo. A crença neles parece ter durado até o final de 1800 na Irlanda, quando uma mulher (Bríd Ní Chléirigh ou Bridget Cleary) foi morta pelo marido porque ele acreditava que ela era um changeling.
O Changeling é na verdade um nome um tanto vago. Se trata nada mais do que quando uma fada troca seu filho por uma criança humana. Ao que tudo indica, com a chegada do Cristianismo e com a evolução do pensamento científico no mundo, as fadas se recolheram para o subterrâneo já que os humanos não acreditavam mais nelas. E com isso, os sídhe ficaram fracos, não conseguindo mais ter filhos fortes e saudáveis. Assim, eles observam o mundo humano atrás de bebês não batizados ou cujos pais façam muito alarde pela beleza ou habilidades. A criança humana é levada para o Outro Mundo para ser criado pelas fadas e a "fada-bebê", deixada na casa humana, tem o dom de trazer problemas para a família.
O Changeling (a criança que fica) pode ser também um objeto inanimado enfeitiçado pelas fadas afim de enganar os humanos enquanto o verdadeiro filho é cuidado pelas fadas. Neste caso, recebe o nome de "stock". Durante muitos anos, teve-se como regra algumas características físicas e psicológicas para identificar um changeling. Coisas como olhos muito negros, deformidades físicas, crianças muito caladas e tímidas... outra característica comum seria, desta vez positiva, uma apitidão incomum para a música. Ao crescerem, os changeling encontrarão um instrumento musical pelo qual se interessem mais (geralmente o violino ou a gaita de foles irlandesa) e o tocará tão brilhantemente que os humanos que o ouçam se enfeitiçarão tamanha a beleza. O Changeling também é reconhecido pela sua gula, comendo tudo o que se coloca diante dele e ainda assim não se saciando.
Os changelings não costumam viver por muito tempo, alcançando 2 ou 3 anos geralmente. Mas se por algum motivo seu túmulo seja aberto, apenas um graveto ou um galho de carvalho será encontrado dentro do seu caixão. Alguns vivem mais, porém não passam da adolescência.
Existem algumas práticas um tanto quanto bizarras para se expulsar um changeling e recuperar a criança humana como fazê-la ingerir um preparado de ervas específicas que queimará o interior da fada, fazendo com que ela volte para o seu reino. Outro é conseguir enganar a fada fazendo com que revele sua verdadeira natureza.
Mas a melhor maneira é prevenir. Os antigos batizavam logo suas crianças e como garantia, deixavam um crucifixo benzido sobre o berço, ou pregos de ferro ao redor da cama da criança. Cobrir a criança com uma peça da roupa do pai enquanto dorme também era uma maneira de se prevenir da troca.
Existe um relato de um changeling na região do condado de Fermanagh:

"Eu vi um changeling uma vez. Ele vivia com dois irmãos mais velhos além de Dog's Well e parecia um macaco malformado. Ele tinha 10 ou 11 anos mas quase não conseguia andar, mancava muito. Mas tocava a whistle [um tipo de flauta irlandesa] melhor do que ninguém. Antigas melodias que as pessoas já não lembravam, era tudo o que ele tocava. Então, um dia, ele se foi e nunca soube o que aconteceu com ele."

O changeling é uma criatura muito comum no folclore europeu, presente em terras celtas e escandinávas. Porém também pode ser encontrado na África, em países como a Nigéria ou na Asia, como nas Filipinas.
Se por acaso você acha que se casou com um changeling, não tem muita coisa a fazer agora, né? Pense em como vai ser bom ir visitar os sogros no Outro Mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário